7 Diferenças culturais que você irá encontrar quando se mudar para a Inglaterra
7 Diferenças culturais que você irá encontrar quando se mudar para a Inglaterra
Image credit: Flickr | Georgio
Muitos brasileiros ficam chocados com as diferenças culturais que encontram ao chegar na Inglaterra. Filmes e seriados de TV podem dar uma ideia do que esperar, mas você nunca conseguirá apreciar as verdadeiras diferenças culturais até você mesmo experienciá-las.
Image credit: © Wikipedia / joadl / Cc-by-sa-3.0-at
Hábitos Alimentares
Essa é uma das maiores diferenças que você irá encontrar entre o Brasil e a Inglaterra.
Enquanto que o tradicional ou típico café da manhã brasileiro na maior parte das famílias consiste em massas, bolos, pão com presunto e queijo e café, um tradicional café da manhã inglês é um prato cozido de comida com muitos ingredientes. comidas tipica da Inglaterra para um café da manhã inglês são ovos, salsicha, bacon, feijão, torrada e tomates. Você também irá encontrar bolinhos de batata, cogumelos e morcela, que é um tipo de salsicha fatiada derivada de porco, sangue de boi, gordura de porco/ boi e aveia. Isso é conhecido com o “café da manhã inglês completo”. Uma salsicha e sanduiche de ovo ou bacon e ovo é outra escolha comum para o café da manhã inglês. Isso é chamado de fermento ou “butty”, como gíria.
Muito embora um café da manhã inglês completo seria normalmente comido em finais de semana, na cozinha inglesa, o café da manhã é geralmente uma das refeições mais básicas do dia, enquanto que o almoço normalmente é leve. Já no Brasil, o café da manhã normalmente é mais leve, sendo o almoço mais pesado.
Você provavelmente já encontrou referências culturais em relação ao chá e a cultura da inglaterra. Isso não é um exagero. Você encontrará chá no carrinho de compras da maioria das pessoas na Inglaterra. É uma bebida básica que as pessoas tomam de manhã até a tarde. É também tomado com leite e é tipicamente chamado de “brew”.
Se você estiver fazendo chá para alguém ou estiverem fazendo chá para você, eles irão perguntar “quantos açúcares”, que se traduz para “quanto de açúcar”, para qual você responderia “um açúcar” ou apenas “um”. O número se refere às colheres de chá, então “um açúcar” significaria “uma colher de chá de açúcar”.
Normalmente não tem um lanche após o almoço na cultura da Inglaterra, então os ingleses tendem a jantar entre 5pm e 7pm, enquanto no Brasil um “café da tarde” é normal para a maioria dos brasileiros, com o jantar sendo as 8pm para 10pm.
Pontualidade
Isso irá variar de pessoa para pessoa, e cada cultura tem uma diferente ideia de pontualidade. Eu tive experiência com os dois tipos enquanto morei no Brasil, mas eu diria que em geral os ingleses costumam ser mais estritos quando se fala de pontualidade do que os brasileiros. Estar atrasado ou não informar alguém que você chegará tarde pode até ser considerado rude.
Para ocasiões sociais, por exemplo, uma hora combinada significaria exatamente aquela hora e não um tempo de tolerância de meia hora até 45 minutos. Chegar atrasado em encontros formais, consultas médicas, ou trabalho é especialmente desaprovado na cultura inglesa.
Image credit: © Flickr | Nicolas Winspeare
Sistema de Classe
Todo país no mundo tem uma forma de sistema de classe enraizada em sua sociedade, muito embora a disparidade possa ser mais aparente em um país do que em outro. O sistema de classe inglês ou britânico vem sendo historicamente um significante ponto de definição nos aspectos de vida social, econômico e político. Algo que presumo que a maioria dos brasileiros estejam familiarizados.
Distinções entre a classe baixa/ trabalhadora e a classe média foram uma vez definidas pelo tipo de trabalho que as pessoas tinham. “Trabalhadores de colarinho azul” era da classe baixa/ trabalhadora, enquanto “trabalhadores de colarinho branco” eram da classe média/ alta. No entanto, atualmente, a classe é mais determinada pela escolaridade, educação e círculo social da pessoa.
O Brasil possui um sistema de classe mais definido de classe baixa, média e alta. Na Inglaterra, as classes baixas e médias se fundiram imensamente em razão de elementos econômicos, então são mais definidos hoje em dia como “classe média baixa” ou “classe média alta”.
Cultura da Bebida
Muito embora a Inglaterra e o Brasil sejam considerados dois países onde o álcool possuem uma posição firme em suas culturas, a devoção à bebida costuma ser mais proeminente na cultura da Inglaterra.
É algo que muitos Ingleses, de fato, planejam fazer nas noites fora. Não fique surpreso se você escutar alguém dizendo “I’m getting pissed tonight” que significaria “irei ficar bêbado de noite” ou “we’re out on the lash tonight” que traduz para “iremos beber pesado hoje de noite”. Então, por essas razões, não é incomum ver várias pessoas bêbadas e vomitando nas ruas do centro da cidade tarde da noite.
Isso também é evidente no exterior às vezes, já que os ingleses construíram uma reputação de muitas vezes serem bêbados e desordeiros quando estão de férias ou em partidas internacionais de futebol.
Vida Familiar
Outra notável diferença cultural entre Brasil e Inglaterra é quando se trata de família. Cultura brasileira e latina em geral possuem uma dinâmica familiar muito mais próxima e forte, em comparação com os ingleses.
No Brasil, famílias são mais envolvidas na vida diária dos outros, e passam mais tempo cultivando e fortalecendo os laços familiares. Também não é incomum ver três gerações de uma família vivendo embaixo do mesmo teto, enquanto que na Inglaterra, as pessoas raramente vivem com seu pais quando chegam nos seus 30 anos, ou fazem filhos.
A maioria dos jovens adultos tendem a começar a procurar seu próprio lugar para morar quando atingem seus 20 anos, enquanto que no Brasil não é incomum que as pessoas fiquem nas suas casas até se aproximarem dos 30 anos ou pouco depois dos 30. Muito embora isso seja parcialmente em razão de necessidade econômica.
Afeição
Para muitos brasileiros experienciando a cultura do povo ingles, eles irão parecer frios e praticamente sem afeição. Muito embora brasileiros tendem a ser mais conservadores em suas crenças, o povo inglês é mais reservado com seu comportamento perante outras pessoas. Você pode interpretar isso como a cultura europeia, com os brasileiros dos sul sendo considerados mais frios que os brasileiros do norte. Mas tem uma notável diferença mesmo quando você compara a Inglaterra com Portugal, Espanha e outras partes da Europa.
É muito menos comum para as pessoas abraçarem ou beijarem as outras no rosto na Inglaterra. Também é pouco comum ver amostras públicas de afeição. Afeição física é, em geral, uma visão rara na Inglaterra comparado com o Brasil.
Tem um ditado na Inglaterra que diz que se você é alguém afetuoso e gosta muito de contato físico, você seria considerado “sensível ao toque”.
Educação Excessiva
Isso não é para indicar que os ingleses são educados, mas para destacar o fato que os ingleses usam palavreados que são muito educados na maioria das conversas. Em outras palavras, eles falam de uma maneira mais educada, muito embora suas intenções possam não ser educadas.
Isso é aparente pelo uso de palavras como “desculpa”. Não é incomum escutar “desculpa” quando está sendo questionado sobre algo, Por exemplo “desculpa, posso passar você?” ou “desculpa, que horas são?”. Você normalmente irá escutar “obrigado” bastante também. Por exemplo “estou bem, obrigado” ou “obrigado, mas prefiro ir em outra hora”.
A maneira de falar também é muito menos direto no inglês do que no português. Por exemplo, em um restaurante é mais provável escutar “eu gostaria” do que “eu quero” ou “posso ver o menu, por favor” ao invés de “o menu, por favor”. E em outras situações, é normal escutar frases como “não é bem meu tipo” ou “você se importa em fechar a porta”.
Você pode ver alguns exemplos de frases educadas em Inglês na tabela abaixo.