10 prós e contras de morar no Reino Unido
10 prós e contras de morar no Reino Unido
Existem vários prós e contras de morar no Reino Unido. Para algumas pessoas, alguns desses prós podem ser contras, e vice-versa. Mas se você está pensando em conseguir um visto Reino Unido e se mudar para lá, leia isso primeiro.
O Reino Unido, mais especificamente o Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, é uma nação insular composta por 4 países diferentes:
Inglarerra
Escócia
País de Gales
Irlanda do Norte
Embora o país possua uma população consideravelmente grande para o seu tamanho, o interior é lindo e vasto. Londres continua sendo um dos principais centros de negócio em todo o mundo, e também existem muitas cidades promissoras, como Manchester e Newcastle. É no Reino Unido que se encontram alguns dos marcos e monumentos mais famosos do mundo, como o Big Ben e o Stonehenge.
1.
Pró: Empregos
Nos últimos 50 anos, o Reino Unido manteve-se como uma das economias mais fortes da Europa, com crescimento econômico estável devido ao investimento de capital estrangeiro e à privatização, somada à desregulamentação, desde os anos 1980. No mundo todo, é um dos principais países quando o assunto é finanças, o que faz com que sempre seja necessária uma grande força de trabalho para sustentar a sua economia.
Independentemente do que você acha sobre o Brexit, ele teve como consequência um pequeno êxodo de algumas empresas que optaram por deixar o Reino Unido, mas também um êxodo maior de mão de obra estrangeira vinda da Europa continental devido, parcialmente, ao fim da liberdade de movimento anteriormente presente. Isso deixou um vazio significativo de empregos, já que agora não há mão de obra estrangeira suficiente para preencher os cargos que anteriormente eram ocupados especialmente por esses trabalhadores. As indústrias mais afetadas foram as da saúde, agrícola e do processamento de alimentos, e da hotelaria.
Contra: Conseguir um visto de trabalho
Embora haja uma abundância de empregos vagos e empresas ativamente procurando por contratações, o processo de conseguir patrocínio para um visto de trabalho é outra história.
A implementação do Brexit e o atual governo conservador do país resultaram em um maior controle das fronteiras do Reino Unido com políticas de imigração mais rigorosas. Dependendo das suas habilidades e experiência, pode ser mais fácil conseguir patrocínio para trabalhar no Reino Unido. Esta é a melhor solução para quem pergunta como morar na Inglaterra e outros países do Reino Unido
2.
Pró: NHS (National Health Service)
O Reino Unido tem um sistema público de saúde similar ao SUS no Brasil. Trata-se de um sistema de saúde gratuito (ou, como alguns diriam, majoritariamente gratuito) financiado por impostos desde 1948. Cidadãos e residentes permanentes do Reino Unido têm acesso a vários tipos de serviços médicos cobertos pelo NHS, como consultas e exames médicos—como o de ressonância magnética—e atendimento de emergência. Os serviços
não cobertos por completo pelo NHS, como a prescrição de remédios e tratamentos odontológicos, são ainda assim fortemente subsidiados.
Contra: Lentidão
O NHS é geralmente visto como um dos sistemas de saúde gratuitos mais rápidos do mundo. No entanto, é possível que haja lentidão para receber atendimento médico ou agendar consultas para serviços não emergenciais. Às vezes, pode ser que leve uma semana ou até mais para realizar uma consulta médica, e exames físicos e de tomografia podem ter uma espera de um ou dois meses. Tudo depende muito do local em que você está e do tipo de serviço que você procura, embora geralmente nunca sejam imediatos os atendimentos não emergenciais.
Você pode incrementar a cobertura do NHS com seguros de saúde privado, através de empresas como a BUPA, a partir de £20 ao mês.
3.
Pró: Transporte público
Praticamente todas as grandes cidades do Reino Unido têm um sistema de transporte público bem estabelecido, o que facilita viver e se locomover sem ter um carro e sem usar serviços de táxi e de aplicativos de transporte. Existem várias opções disponíveis, desde trem e ônibus até VLT em Manchester e Birmingham, enquanto Londres tem todas as três opções, bem como o metrô. Também é fácil comprar passagens ou pagar por aproximação.
Contra: Atrasos
A desvantagem do transporte público é que você fica dependente dele para chegar na hora. Em Londres, por exemplo, é muito comum haver atrasos e obras regulares no Underground, o sistema de metrô mundialmente famoso da cidade, o que pode tornar a programação de viagens ou a escolha do melhor trajeto mais complicado do que deveria.
4.
Pró: Diversidade cultural
O Reino Unido é conhecido como um dos países com maior diversidade cultural do mundo. Para quem pergunta como é ou como morar em Londres como estrangeiro. Londres tem muitos bolsões de nacionalidades diferentes, desde egípcios, libaneses e outros Árabes na Edgware Road, até nigerianos e ganeses em Southwark e Lambeth. Ao pegar um ônibus em Manchester, você poderia facilmente ouvir 7 línguas diferentes sendo faladas simultaneamente. A forte imigração nos últimos 30 anos acabou criando um verdadeiro caldeirão cultural. Portanto, mesmo sendo estrangeiro, você quase nunca vai se sentir como um peixe fora d’água.
Contra: Xenofobia e racismo
Embora haja um alto grau de multiculturalismo no Reino Unido, muitos britânicos não gostam disso, especialmente em cidades rurais fora das grandes metrópoles. Desde o Brexit, houve um forte crescimento do extremismo e nacionalismo branco, dois dos principais fatores de sucesso do movimento-considerando que uma das principais razões pelas quais o Brexit foi votado foi justamente para conter a imigração.
5.
Pró: Educação
É senso comum que a maioria das pessoas com qualquer interesse em educação superior já ouviu falar da Universidade de Oxford e da Universidade de Cambridge. São duas das universidades mais antigas do mundo e estão entre as 10 melhores universidades do mundo há séculos, tendo nutrido algumas das mentes mais notáveis e brilhantes da história moderna. Além dessas duas universidades excepcionais, há uma infinidade de opções de ensino superior no Reino Unido, desde faculdades e universidades até programas de ensino técnico em áreas como a indústria cinematográfica e a de sustentabilidade. Se você quer morar na Escócia, Inglaterra ou em qualquer país do Reino Unido independentemente do que você procura, existe algum lugar no Reino Unido que vai te oferecer a capacitação necessária.
Além da educação superior, existem muitas escolas públicas de ponta em todo o Reino Unido. Toda e cada cidade do país tem escolas públicas de alta qualidade para crianças e adolescentes.
Contra: Caro para estudantes internacionais
O ensino superior no Reino Unido não é tão caro como nos Estados Unidos, mas muitos estudantes vindos de países emergentes podem achar o custo de vida na Inglaterra inacessível. Isso pode ser um pouco aliviado para estudantes especialmente talentosos e brilhantes classificados entre os melhores dos seus países, mas, a grosso modo, está fora de alcance. No entanto, alguns estudantes sem os fundos necessários podem contornar essa situação conseguindo bolsas de estudo.
6.
Pró: Cultura do futebol
O esporte mais popular do mundo é o esporte nacional tanto do Brasil quanto do Reino Unido. Como é de se imaginar, a história do futebol na Inglaterra vem de longa data, e os ingleses são creditados como os inventores do esporte. Existem muitos locais históricos no Reino Unido para visitar e aprender sobre a história do futebol, como o Museu de História Nacional do Futebol em Manchester e o Bramall Lane, o estádio de futebol mais antigo do mundo, casa do Sheffield United, o clube de futebol mais antigo do mundo, um dos melhores lugares para visitar na Inglaterra.
A Premier League também é conhecida como a maior e melhor liga de futebol do mundo, com alguns dos melhores jogadores jogando em estádios por todo o país todas as semanas.
Contra: Balbúrdia e preços
Embora a cultura de balbúrdia tenha se esfriado nas últimas duas décadas graças a um policiamento mais rígido, e enquanto muitos podem se sentir encantados com a atmosfera das partidas de futebol, outros podem achá-la desagradável. Simplesmente depende de qual é a sua preferência.
O preço para ir a uma partida de futebol também pode ser bem salgado, especialmente para assistir aos grandes times como o Manchester United e o Arsenal. Sem filiações de clube ou programas de sócio-torcedor, o preço de um ingresso individual pode chegar a mais de £50.
7.
Pró: Segurança
Essa é uma preocupação comum para muitas pessoas, em especial as mulheres. Vindo do Brasil, e principalmente se das grandes metrópoles, você provavelmente já teve que pensar na sua segurança em diversas ocasiões. Felizmente, roubo e furto são crimes muito raros no Reino Unido. A maioria das pessoas não se preocupa em sair tarde ou usar o celular na rua, seja noite ou dia.
Contra: Não é completamente seguro
Embora o Reino Unido seja, de modo geral, um país muito seguro, crimes como roubo de carro e arrombamento são comuns em algumas regiões. No entanto, é aconselhável que as pessoas tomem as mesmas precauções que normalmente tomariam em qualquer outro país, já que é impossível prever o que pode vir a acontecer.
8.
Pró: Centro de viagens
O Reino Unido tem o maior aeroporto da Europa, o Aeroporto de Heathrow, com o Aeroporto de Gatwick no top 10 e o Aeroporto de Manchester no top 20. Isso quer dizer que o Reino Unido é um dos melhores pontos de partida do mundo para viajar para qualquer lugar para férias ou como nômade digital. Existem voos diretos para muitos destinos populares, como Dubai, Bangkok, Sydney, Tóquio, Nova York, Miami e São Paulo, obviamente. Embora o custo das viagens aéreas tenha aumentado nos últimos dois anos, o Reino Unido ainda é um dos lugares mais baratos para viajar.
Contra: Alta dos preços
Isso é uma questão mais ligada à indústria de viagens de modo geral do que específica ao Reino Unido. Mesmo assim, ainda é um problema que muitos de nós vamos encarar. As viagens aéreas se tornaram muito mais caras e, portanto, ser um centro de viagens não é um aspecto tão positivo quanto um dia já foi.
9.
Pró: Interior
Isso provavelmente não é uma coisa particularmente atrativa aos brasileiros, já que o Brasil é conhecido por ter uma natureza e algumas das maravilhas naturais mais espetaculares do mundo. Dito isso, há algo de encantador no interior e na natureza do Reino Unido, junto com muitos lugares para visitar na Inglaterra, Irlanda do Norte e Escócia. Estes são alguns exemplos da beleza natural do Reino Unido:
Penhascos Brancos de Dover (The White Cliffs of Dover)
Calçada dos Gigantes (Giant’s Causeway)
Garganta de Cheddar (Cheddar Gorge)
Floresta Micheldever (Micheldever Forest)
Glen Nevis
Angra de Kynance (Kynance Cove)
Llyn Dinas
Caverna de Fingal (Fingal’s Cave)
Contra: Clima
Embora existam muitos lugares bonitos para visitar no Reino Unido, o clima Inglaterra pode deixar muito a desejar. Muitas vezes, pode ser difícil planejar atividades ao ar livre com antecedência, já que o clima pode ser muito imprevisível, chuvoso, nublado e desagradável. Em geral, o clima Londres e outras cidades do sul é melhor do que o clima Edimburgo, Escócia e outras cidades do norte.
10.
Pró: Custo de vida
Em relação ao custo de vida na Inglaterra e o Reino Unido em gemral, ao olhar o preço de algumas coisas, você pensaria: “£800 por mês por um apartamento estúdio em Londres? Isso é muito caro!” Porém, ao considerar o Reino Unido salário mínimo, o Reino Unido é um dos países desenvolvidos mais baratos para se morar em toda Europa.
Por exemplo, a renda média mensal de uma enfermeira em Manchester é de £2.750, e o valor médio de aluguel de um apartamento de 2 quartos em Manchester é de £780 por mês.
Na tabela abaixo estão as porcentagens da renda média mensal em cada país necessárias para realizar compras específicas nos mesmos.
Contra: Aumento da inflação
Embora o custo de vida no Reino Unido como porcentagem da renda média mensal seja relativamente baixo em comparação com outros países desenvolvidos, devido à desvalorização do moeda da Inglaterra ou moeda do Reino Unido mais especificamente, a inflação subiu a uma taxa que torna certos investimentos, como a compra de imóveis, quase impossíveis para muitos jovens adultos. Até o início dos anos 2000, era possível comprar casas na Inglaterra tendo um emprego de salário mínimo Inglaterra, enquanto que hoje em dia seria necessária uma renda alta ou conjunta para comprar uma propriedade comparável.