O que é um nômade digital? Como ser um na Inglaterra
O que é um nômade digital? Como ser um na Inglaterra
O que é um nômade digital?
Um nômade digital é alguém que trabalha remotamente enquanto viaja para lugares diferentes. Seja em viagens locais, nacionais ou internacionais, um nômade digital usa locais distintos para trabalhar, como cafeterias, espaços de coworking, bibliotecas ou até mesmo uma simples mesa em um apartamento.
O nomadismo digital é tido como uma representação de liberdade—partindo-se da perspectiva do trabalho—, o que é verdade, até certo ponto, já que você não fica preso a um lugar específico. Ainda assim, com o crescimento do trabalho remoto nos últimos anos, muitas empresas converteram suas forças de trabalho de empregos comuns de escritório para o trabalho remoto. Isso significa que o seu estilo de vida como nômade digital vai depender do tipo de trabalho que você faz e das suas preferências. Por exemplo, alguns nômades digitais ainda trabalham das 9 às 5, enquanto outros podem ser empreiteiros ou freelancers e podem definir os seus próprios horários.
Não existem regras para viajar como um nômade digital. Como já mencionei anteriormente, alguns optam por permanecer em um mesmo país enquanto outros viajam internacionalmente. Alguns nômades digitais mudam de país quase que semanalmente, enquanto outros preferem ficar em um lugar por meses a fio. Também não há necessidade de recomeçar a sua vida do zero ou vender todos os seus pertences antes de pegar a estrada, já que alguns nômades digitais preferem fazer viagens regulares, porém têm um lar mesmo assim.
Como morar na Inglaterra sendo um nômade digital?
Aqui existem duas possibilidades:
Você pode trabalhar como um nomade digital para uma empresa estrangeira ou como freelancer enquanto visita o Reino Unido com um visto de turista.
Você pode encontrar um emprego na Inglaterra de uma empresa do Reino Unido e obter um visto do Reino Unido, como um visto de trabalhador qualificado, para trabalhar indefinidamente.
Para trabalhar como um nomade digital, de modo geral, existem muitas possibilidades, desde blogs, dropshipping e carreiras freelance, até web design e copywriting. Este artigo é especificamente, porém, sobre como se tornar um nômade digital na Inglaterra.
1. Aprenda inglês
Em primeiro lugar, para solicitar um visto de trabalho no Reino Unido, você precisa provar a sua proficiência em inglês até no mínimo o nível B1, passando em um Secure English Language Test (SELT).
Os provedores de teste aprovados fora do Reino Unido são:
IELTS SELT Consortium
Pearson
2. Escolha a carreira certa
Para obter um visto de trabalhador qualificado na Inglaterra, você precisa ter as habilidades e experiência de carreiras em alta demanda. Como o nomadismo digital está relacionado ao trabalho remoto, as carreiras comuns que se adéquam a isso são geralmente relacionadas à tecnologia. Aqui estão algumas dessas opções ligadas à tecnologia, bem como outras carreiras que se encaixam nos critérios de um trabalhador remoto qualificado:
Gerente de viagens
Responsável por todos os aspectos de viagens de negócios. Ajuda a formular a política de viagens de uma empresa, gerencia a organização de viagens, auxilia na escolha da agência de viagens corporativas mais adequada, organiza e monitora as despesas de viagem e permanece disponível para o bem-estar dos viajantes. Após a conclusão das viagens, analisa os dados e os utiliza para facilitar e melhorar as viagens futuras.
Habilidades-chave
Organização e comunicação
Experiência administrativa
Geografia
Desenvolvedor de software
Desenvolve e cria aplicativos de computador e celular que permitem que os usuários realizem tarefas específicas. Isso pode ser um software interno que permite que as empresas trabalhem com maior eficiência ou um software disponível ao público.
Habilidades-chave
Linguagem de programação (JavaScript, HTML, Python, SQL, etc.)
IDE (Ambiente de Desenvolvimento Integrado)
Estruturas de dados e bancos de dados
Consultor de TI
Se especializa em ajudar empresas a implementar sistemas de TI nos seus negócios. Se concentra em soluções de tecnologia que permitem que as empresas funcionem com mais eficiência e aumentem a sua produtividade.
Habilidades-chave
Administração, engenharia elétrica ou ciência da computação
Habilidades analíticas e técnicas
Solução de problemas
Desenvolvedor da web
Desenvolve e cria sites usando um código de programação que vai proporcionar uma experiência de usuário confiável e fluida. Isso pode ser no back-end, com o funcionamento de um site, ou no front-end, com a sua aparência visual.
Habilidades-chave
Linguagem de programação (JavaScript, CSS, HTML, Python, Git)
Conhecimento em hospedagem de sites
Habilidades de SEO
Design gráfico para o front-end
Animador digital
Um artista que cria filmes usando várias imagens. Um animador moderno sabe como criar storyboards e produzir animações em formato digital com software de animação 2D e 3D.
Habilidades-chave
Criatividade e storytelling
Design gráfico
Software de animação (Maya, MotionBuilder, Nuke, etc.)
Especialista SEO
Cria soluções e identifica estratégias para ajudar um site a se posicionar melhor nos serviços de busca para aumentar o tráfego de visitantes.
Habilidades-chave
Desenvolvimento web básico
Marketing de conteúdo
Usabilidade
Mídia social
Análise de SEO (Semrush, Moz, Ahrefs)
Especialista de marketing digital
Coopera com clientes e realiza brainstorming de ideias para comunicação e campanhas de marketing para melhorar o reconhecimento da marca e o seu alcance online.
Marketing de vídeo/conteúdo
Habilidades-chave
Análise
Design básico
Mídia social
Marketing de email
3. Encontre um patrocinador
Para obter um visto de trabalhador qualificado e trabalhar na Inglaterra, você precisa ser patrocinado por um patrocinador de emprego aprovado no Reino Unido. Você pode fazer isso se candidatando e sendo oferecido uma vaga de emprego. Antes de se candidatar, certifique-se de que o seu currículo e carta de apresentação foram revisados e traduzidos por um tradutor profissional do português para o inglês.
Alguns sites de busca de emprego populares no Reino Unido são:
4. Certifique-se de que você tem dinheiro suficiente
Um visto de trabalhador qualificado do Reino Unido exige que o requerente pague entre £625,00 e £1.423,00, dependendo do tipo de solicitação, bem como uma taxa extra de saúde de £624,00. Essas taxas precisam ser pagas antes de aceitar uma oferta de emprego. Elas geralmente são cobertas pelo patrocinador, mas, em alguns casos, o solicitante é quem tem que pagar.
Além da taxa de solicitação, é necessário uma quantia de £1.270,00 para se sustentar durante a sua estadia no país.
Dicas para nômades digitais situados no Reino Unido
O problema do nomadismo digital na Inglaterra, em comparação com muitos outros países da América do Sul ou do Sudeste Asiático, é que os aluguéis de curto prazo são extremamente caros. Portanto, ser um nômade em tempo integral pode estar fora de cogitação para a maioria das pessoas. Você pode facilitar, no entanto, economizando dinheiro ao alugar apenas um quarto ao invés de uma casa própria ou, caso você tenha a sua própria casa, alugando um quarto vago ou a imóvel todo no Airbnb enquanto você não estiver morando lá. Você precisa conferir no seu contrato de aluguel se isso é permitido.
Para reduzir os custos, você pode se hospedar em albergues ou alugar quartos e lugares em destinos menos populares na Inglaterra, fora da alta temporada. Por exemplo, um apartamento estúdio em Londres custa, em média, £800,00 por mês, enquanto que um quarto duplo em Middlesbrough pode ser adquirido por apenas £250,00. Você pode até investir em um campervan caso você tenha um espírito aventureiro.
A cobertura de Wi-Fi e de internet móvel é boa no Reino Unido, mas é melhor se prevenir com um bom plano de dados de uma grande operadora de internet do Reino Unido, caso você precise se conectar via tethering. Aqui estão alguns exemplos pré-pagos: